A mesa d’água como ferramenta de apoio para a caracterização de um modelo genérico a ser ensaiado em túnel de vento

Michele Marta Rossi, Fernanda Itkes Vale, Alessandra Rodrigues Prata Shimomura, Karin Maria Soares Chvatal

Resumo

A ventilação natural em edificações é uma importante estratégia para garantir a qualidade interna do ar, o conforto térmico dos usuários e o resfriamento das estruturas das edificações. Entretanto, entender sua eficácia na promoção desses aspectos é uma tarefa que exige a consideração de fenômenos complexos, relacionados à dinâmica dos fluidos. Existem diferentes métodos para avaliar o desempenho da ventilação natural em edificações, como testes em túnel de vento ou simulações fluidodinâmicas (CFD). No entanto, esses métodos
são caros, demandam tempo ou exigem um usuário experiente. A mesa d’água é uma opção viável para analisar o impacto qualitativo dos parâmetros de uma edificação na ventilação natural, de modo a orientar a tomada de decisões. Neste estudo, o potencial da mesa d’água foi comprovado para esse fim. As visualizações de ensaio conduzidos nesse equipamento ajudaram a definir as dimensões de janelas e dos dispositivos de sombreamento que caracterizavam um modelo genérico. Posteriormente, este mesmo modelo será usado para testes em túnel de vento e simulações computacionais fluidodinâmicas para avaliar o impacto dos dispositivos de sombreamento na ventilação natural.

Texto completo:

PDF

Número de visualizações: 64

Referências

BLESSMANN, J. Aerodinâmica das construções. Porto Alegre: Sagra, 1990.

CHEN, Q. Ventilation performance prediction for buildings: a method overview and recent applications. Building and Environment, v. 44, n. 4, p. 848–858, 2009.

GIVONI, B. Man, climate and architecture. 2. ed. London: Applied Science Publishers, 1976.

RIBEIRO, P. V. S.; BITTENCOURT, L. S. Contribuição da mesa d'agua na análise da Geometria de sheds extratores e captadores de ar para ventilação natural. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2016, São Paulo. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2016.

SANTAMOURIS, M. Prediction methods. In: ALLARD, F. (Ed.). Natural Ventilation in Buildings. London: James and James, 2002. p. 63-156.

TOLEDO, A. M.; PEREIRA, F. O. R. O potencial da Mesa d’ água para a visualização analógica da ventilação natural em edifícios. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7., 2003, Curitiba. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2003.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.