Estudo do efeito de vizinhança em edificações sujeitas à ação do vento

Gilder Nader, Gabriela Porfírio Luiz, Graziela Akassaka Rabachini, Tiago Santos de Araújo, Gabriel Borelli Martins

Resumo

A norma brasileira de vento, no tema efeito de vizinhança, é bastante limitada, pois considera apenas os efeitos de aumento nos coeficientes de pressão externa, entre edificações vizinhas, até um limite de 30 % e somente para efeitos de edificações com baixa altura. Situações diferenciadas, com edifícios de grande porte ou em um cenário urbano densamente construído, necessitam de ensaio em túnel de vento para determinação com exatidão das alterações da carga de vento e, assim, permite um melhor dimensionamento das estruturas e dos sistemas construtivos. Este artigo apresenta resultados da análise de modelos reduzidos, na escala 1:40, de galpões vizinhos, com as mesmas dimensões, ensaiados em diversas configurações em túnel de vento. Verificou-se que o aumento dos coeficientes de pressão externa da edificação, submetida ao efeito de vizinhança, aumentou no geral, em 30 %, conforme prescrito na norma, mas também se observaram aumentos de até 159 % na sucção, em pontos localizados, o que afeta diretamente o dimensionamento de fachadas. Além disso, obtiveram-se minorações de até 85 % dos coeficientes de forma de sobrepressão. Esses resultados indicam que há necessidade de ampliar os estudos em túnel de vento de efeito de vizinhança para fornecer dados mais abrangentes para a revisão da norma.

Texto completo:

PDF

Número de visualizações: 36

Referências

ALBERTI, Franco. Determinação experimental em túnel de vento dos efeitos estáticos de proteção causados por edificações vizinhas: contribuição para a revisão dos fatores de vizinhança da NBR 6123. 2015. Dissertação (Mestrado) - Escola de Engenharia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Departamento de Estrutura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6123: Forças devidas o vento em edificações. Rio de Janeiro: ABNT, 1988.

BLESSMANN, Joaquim. Aerodinâmica das construções. 2. ed. Porto Alegre: Editora Sagra, 1990.

COOK, N. J. The designers guide to wind loading of building structures – Part 2. London: Editora Butterworths, 1990.

COUNIHAN, J. An Improved Method of Simulating an Atmospheric Boundary Layer in a Wind Tunnel. Atmospheric Enviroment, v. 3, n. 2, p. 197-200, Mar. 1969.

KHANDURY, A. C.; STATHOPOULOS, T.; BÉRDARD, C. Wind-induced interference effects on buildings: a review of the state of the art. Engineering Structures, v. 20, n. 7, p. 613-670, July 1998.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.