Contribuição ao estudo das normas para o dimensionamento de paredes de alvenaria estrutural de blocos de concreto
Resumo
A norma que prescreve o cálculo de alvenaria estrutural de blocos vazados de concreto, NBR 10837: 1989 passou por uma revisão, sendo que a principal alteração foi a introdução do método dos estados limites no dimensionamento e verificação dos elementos de alvenaria. Neste artigo realiza-se um estudo comparativo entre a NBR 10837: 1989 e sua revisão NBR 15961: 2011. Os resultados demonstram que para ás ações verticais (compressão simples) as mudanças no método de cálculo não afetaram de maneira significativa a resistência final do bloco e para as ações horizontais o dimensionamento ficou mais arrojado nas considerações das tensões de compressão simples e compressão na flexão, e mais conservador nas considerações das tensões de tração na flexão.
Texto completo:
PDFNúmero de visualizações: 577
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10837: Cálculo de alvenaria estrutural com blocos vazados de concreto. Rio de Janeiro, 1989.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15961: Alvenaria estrutural - blocos de concreto. Rio de Janeiro, 2011.
ATAIDE, C. A. V. Estudo comparativo entre o método das tensões admissíveis e dos estados limites para alvenaria estrutural. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Estruturas) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2005.
DÉSIR, J. M. Materiais de alvenaria - unidades. Porto Alegre: UFGRS, 2013. 43 p.
FREIRE, A. S.; PARSEKIAN, G. A. Caracterização do edifício de alvenaria estrutural não armada de bloco de concreto. [S.l.: s.n.], 2005.
GOOGLE MAP. Captura de imagens. Disponível em: . Acesso em: 09 maio 2015.
PARSEKIAN, G. A. Cálculo de alvenaria estrutural em blocos cerâmicos. Campinas: [s.n.], 2010. (Apostila do curso).
RAMALHO, M. A.; CORREA, M. R. S. Projeto de edifícios de alvenaria estrutural. São Paulo: Pini, 2003.
Apontamentos
- Não há apontamentos.