Metodologia desenvolvida pelo IPT de monitoramento contínuo dos gases efluentes de alto forno durante o processo de abaixamento de carga (blow down)

Renato Vergnhanini Filho

Resumo

O artigo apresenta a metodologia desenvolvida pelo Laboratório de Engenharia Térmica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de monitoramento contínuo dos gases efluentes de alto forno durante o processo de abaixamento de carga (blow down), visando o controle do processo, de forma a garantir a integridade do equipamento e da equipe técnica envolvida.

Texto completo:

PDF

Número de visualizações: 52

Referências

PONTES, F. S.; FARIA, G. A.; PESSOA, R. R.; AGUIAR, P. G. O.; LYRIO, A. M. C.; SIMÃO, J. R.; GONÇALVES, P. C.; MIRANDA, S. M.; REIS, P. G.; MIRANDA, W. P. Blow down e drenagem da salamandra do alto-forno no 2. In: SEMINÁRIO DE REDUÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO E MATÉRIAS PRIMAS, 48., 2018; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AGLOMERAÇÃO DE MINÈRIO DE FERRO, 6.,.2018. Proceedings [...] São Paulo: ABM, 2018.

SATHLER, F.; NASCIMENTO JUNIOR, R. C.; COSTA, C. C.; RIBEIRO, E. C. Descrição dos fundamentos teóricos e práticos do blowdown aplicados ao alto-forno 03 da ArcelorMittal Aços Planos América do Sul. In: SEMINÁRIO DE REDUÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO E MATÉRIAS PRIMAS, 45., 2015 ; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MINÉRIO DE FERRO, 16, 2015; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AGLOMERAÇÃO DE MINÈRIO DE FERRO, 3, 2015. Proceedings[...], Rio de Janeiro: ABM, 2015. p.17-21.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.