Medição do raio médio de uma circunferência utilizando técnicas de processamento de imagem

Gabriel Borelli Martins, Marcelo Tadao Saita

Resumo

Neste trabalho, é apresentado um caso simples de medição do raio de uma circunferência impressa em uma folha de papel sulfite A4 por meio de técnicas de processamento digital de imagens com a biblioteca OpenCV. Foram utilizadas dezessete fotos distintas, a partir das quais foram obtidos 136 raios médios diferentes. O procedimento adotado mostrou-se repetitivo, com desvio padrão de aproximadamente 0,4 % do valor do raio médio. O raio médio encontrado foi bastante próximo do raio desenhado e impresso, com erro de aproximadamente 0,5 %. É importante mencionar que a impressão da circunferência apresenta incertezas em relação ao desenho, feito em software de CAD. Não foi feita nenhuma determinação mais cuidadosa da incerteza do raio da circunferência impresso, mas uma estimativa grosseira, baseada nas divisões do paquímetro e na espessura da linha, permite dizer que a incerteza é da ordem de 0,8 % do raio, desenhado com 30 mm.

 

 

Texto completo:

PDF

Número de visualizações: 127

Referências

DOCUMENTAÇÃO DA BIBLIOTECA OPENCV. Consulta geral a homepage. Disponível em: https://docs.opencv.org. Acesso em: 20 fev. 2020.

GONZALES, Rafael C.; WOODS, Richard E.; SCHMID, Steven R. Elaborazione delle immagini digitali. Pearson Prentice Hall, 2008. 820 p.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.