Recomendações para dimensionamento preliminar de canteiro de obras para a produção de pré-moldados de concreto armado

Luiz Velloso Andrade Junior

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que visa estabelecer recomendações para dimensionamento preliminar de canteiros de obras para sistemas construtivos em pré-moldados de concreto armado para a construção de edifícações de shopping centers e industriais. Os aspectos da pesquisa relacionados à implantação, planejamento e leiaute são considerados para a produção de elementos pré-moldados de concreto armado no canteiro de obras, como pilares, vigas, lajes maciças e painéis de fechamento lateral. Como método de pesquisa, adotou-se a pesquisa construtiva denominada Constructive Research ou Design Science Research (DSR), como sendo uma das mais apropriadas metodologias para orientar a condução de pesquisas científicas em tecnologia, em uma abordagem que alia a relevância da aplicação prática com o rigor científico, ou seja, trata da proposição para resolução de uma questão concreta de ordem prática, baseada em resultados, que oferece diretrizes especificas para avaliação e interação em projetos de pesquisa. Após coletar as informações necessárias, os dados são descritos e agrupados para análise do conteúdo, tendo com o resultado final vários indicadores para o dimensionamento preliminar de canteiro de obras para produção de pré moldados de concreto armado. Os objetivos para esta dissertação foram alcançados, pois as equações de predições de áreas do canteiro de obras desenvolvidas se mostraram bastante eficazes, para dimensionar as áreas para a produção de elementos pré-moldados de concreto armado.

Texto completo:

PDF

Número de visualizações: 230

Referências

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12284: Área de Vivência em Canteiros de Obras. Rio de Janeiro, 1991.

BRASIL, MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO, NR-18, Norma Regulamentadora, Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, Brasília, 2015.

EL DEBS, M. K. Concreto Pré-moldado: Fundamentos e Aplicações. Escola Engenharia São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2017. 456 p.

FERREIRA, E. A. M.; FRANCO, L. S. Metodologia para Elaboração do Projeto do Canteiro de Obras de Edifícios. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP, São Paulo, n. BT/PCC/210, 1998. 20p.

MONTGOMERY, D. C.; PECK, E. A.; VINING, G. G. Introduction to Linear Regression Analysis. 5th Edition, 2012. 672 p.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.