Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O objetivo principal da Revista do IPT é a divulgação das competências técnicas do IPT para clientes e parceiros do Instituto, enfatizando nossas contribuições tecnológicas e impacto dos trabalhos realizados. Não há restrições quanto aos temas tecnológicos elegíveis para a publicação: qualquer assunto em que o IPT atue poderá ser abordado.

A revista tem periodicidade quadrimestral, e seu conteúdo poderá se submetido em português ou inglês.

ISSN Eletrônico: 2526-5830

 

Políticas de Seção

Artigos

O conteúdo principal da Revista do IPT será composto por artigos de caráter técnico, focados em aplicações das tecnologias desenvolvidas e aplicadas pelo Instituto. Sempre que possível, deve-se utilizar uma linguagem acessível, que permita que públicos não especialistas tenham uma compreensão geral do assunto discutido.

Exemplos de conteúdos incluem:

  • Relatos de resultados de projetos ou serviços realizados para clientes (respeitando-se as condições de confidencialidade);
  • Resultados de projetos de pesquisa financiados pelo IPT;
  • Outros desenvolvimentos de tecnologias ou serviços.
Poderão ser submetidos artigos que foram anteriormente apresentados em congressos, fóruns e eventos. Para isso, é necessário que o autor peça autorização aos detentores dos direitos do material. Baixe aqui o modelo de Autorização para Publicação na Revista IPT.

O template e instruções detalhadas para a submissão de Artigos pode ser obtido CLICANDO AQUI.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Opinião

Na coluna de Opinião, o autor poderá expressar uma opinião técnica a respeito de algum assunto, de forma livre  (ou seja, sem ter que recorrer a referências bibliográficas e seguir uma estrutura de conteúdo pré-estabelecida).

Exemplos de opiniões incluem: visão geral sobre novas tecnologias; comparação de alternativas tecnológicas para sociedade ou indústria; recomendação de tecnologias para subsidiar políticas públicas, entre outras.

Deverá ser dada a preferência a temas que estejam em evidência na imprensa no momento.

O template e instruções detalhadas para a submissão de Opiniões pode ser obtido CLICANDO AQUI.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os pares avaliadores deverão fazer considerações construtivas a respeito dos artigos avaliados, de forma a permitir que o autor adeque o seu texto aos padrões da revista.

A escolha dos pares é realizada pelo Comitê Editorial da Revista. Cada artigo é avaliado por dois profissionais do IPT, sendo um da área de conhecimento a que se refere o artigo, e o outro de uma área não correlata. Essa escolha de pares visa tanto garantir a qualidade técnica do artigo quanto a acessibilidade do conteúdo aos públicos não especialistas no assunto.

São elegíveis como avaliadores todos os profissionais do IPT com mestrado ou doutorado, bem como profissionais com mais de 10 anos de trajetória no IPT.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.